domingo, 4 de março de 2012

PROJETO MALA VIAJANTE

O Projeto MALA VIAJANTE já existe há muito tempo e já foi elaborado por algumas amigas professoras,com inúmeras variações. Iniciei em 2011 com minha turminha de Educação Infantil e  foi um grande sucesso  porque eles adoram levar alguma coisa da escola para casa. Trabalhei com este tema para incluir meus "PEQUENOS LEITORES" no projeto da Sala de Leitura "JOVENS LEITORES", que atendia a todo o ensino fundamental. 
O objetivo do Projeto era integrar FAMÍLIA/ESCOLA, uma vez que a criança levava o livro na "MALA VIAJANTE" para ser lido por um adulto na sua casa. Podia qualquer adulto da família, que na maioria das vezes, a própria criança escolhia. Depois a criança tinha que fazer o registro da história no CADERNO DE REGISTRO que acompanhava o livro dentro da mala. Cada criança levava a "MALA" na sexta-feira para casa e trazia na segunda-feira. O registro era mostrado aos colegas e a história, eu lia para a turma porque eles sempre pediam e depois todos faziam o registro da história.
O fundamental era incentivar o hábito da leitura  principalmente no ambiente familiar, onde o contato com a leitura é muito menor.
A culminância do Projeto aconteceu em outubro, durante a FLIM (Feira Literária da Mozart), onde fiz exposição dos livros que as crianças levaram para casa e do caderno de registro com as ilustrações feitas.
Também fizemos  a releitura do livro "Um amor de Família" - de Ziraldo, para a exposição, além de mural com as fotos que tirei durante toda a execução do Projeto.
Foi um sucesso!!!!

" A MALA VIAJANTE"
"Uma Joaninha diferente".
"Um amor de família".


Caderno de registros


 Exposição na FLIM

Minha turminha da Educação Infantil 2011

Neste ano, vou dar continuidade ao Projeto, mas desta vez com uma turma de 3º ano.
Pretendo elaborar atividades diferenciadas e que sejam de acordo com a turma.
Em breve, estarei postando sobre o projeto deste ano.

2 comentários:

  1. nossa adorei,vou faze na minha igreja,só vou muda o tema ..mala biblica.....amei parabens

    ResponderExcluir
  2. meu irmão esta na pré escola e tem uma mala viajante. ele gosta bastante das histórias.

    ResponderExcluir