sábado, 10 de março de 2012

SPA - SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO



SÍNDROME DO PENSAMENTO ACELERADO

     A velocidade dos pensamentos foi aumentada cronicamente, consequentemente, surge uma diminuição da comunicação, da concentração e um aumento da ansiedade.
     É o que se passa com os jovens de hoje.
     A Síndrome do Pensamento Acelerado(SPA) é uma doença moderna, caracterizada principalmente pelo excesso de estímulos abstraídos da televisão, internet, etc.  
     Crianças e adolescentes ficam horas e horas "ligados" na internet, falando com ene pessoas ao mesmo tempo no "msn", baixando músicas e vídeos pro MP4, com a TV ligada e às vezes até falando no celular!... É um estímulo exagerado, cujo resultado final, em termos de rendimento e qualidade de vida, é baixíssimo. Isso porque, nosso sistema nervoso não foi criado pra essa avalanche de informações.       
     A ansiedade da SPA, em contrapartida,  gera uma compulsão por novos estímulos, numa tentativa de a aliviar. Embora menos intenso, o princípio é semelhante ao da dependência psicológica das drogas. Quanto mais elas são usadas mais as pessoas ficam dependentes.
     Os portadores da SPA adquirem uma dependência de novos estímulos na ânsia de encontrar algum que os alivie. A agitação na cadeira, a conversa com o colega do lado, a desconcentração etc, são formas de aliviar a ansiedade provocada pela SPA.
      A educação está em crise. Os alunos estão alienados, não se concentram, não têm prazer em aprender e são ansiosos.
      As causas principais resultam do sistema social que estimulou de maneira assustadora os fenômenos que constroem os pensamentos.
      O palco da mente dos jovens de hoje é diferente do dos jovens do passado.
      A qualidade e a velocidade dos pensamentos mudaram.
      Hoje, as imagens que a televisão mostra (mais de sessenta personagens por hora (com diferentes características de personalidade) são registradas na memória e competem com a imagem dos pais e professores.
     As consequências são nefastas, uma vez que os educadores perdem a capacidade de influenciar o mundo psíquico dos seus educandos, pois os seus gestos e palavras não têm impacto emocional, precisando freqüentemente, gritar para obterem o mínimo de atenção dos alunos.
    Outros sintomas da SPA são fadiga excessiva, sono insuficiente, irritabilidade, esquecimento, sofrimento por antecipação, aversão à rotina, dores musculares e de cabeça eespecialmente, o aumento da violência e da alienação social.
     O excesso de estímulo de informação, a paranóia do consumo e da estética provocado pela televisão, atingem a emoção que, por sua vez, dificulta a interiorização e provoca uma perda de prazer pelas pequenas coisas do dia-a-dia.
     Quem tem SPA não consegue gerir os pensamentos plenamente, nem tranquilizar a sua mente. O perfil da síndrome é peculiar. Primeiro, a luta para conquistar algo, mas quando o alvo é atingido, logo se perde o prazer. Isso parece familiar? É só analisar uma criança que recebe um tão esperado presente, nos dias de hoje.
     O excesso de pensamentos do Homem moderno é o maior "vilão" da sua qualidade de vida..
 
" Pensar é excelente, pensar muito é péssimo "

 
       Quem pensa muito tem um trabalho intelectual mais intenso e rouba a energia vital ao córtex cerebral, está mais preocupado, logo, fica mais "stressado".
        Por sua vez, os lapsos de memória dos "acelerados" são mais frequentes do que se imagina. Recentes manchetes de jornais constatam isso através de sucessivos casos de pais e mães acusados de negligenciar os filhos (esquecendo-os no carro, por exemplo). Seriam os excessos sobre a mente causando a falha da memória? 
      Há um século, a velocidade dos pensamentos dos jovens era inferior à atual, por isso, o modelo de educação do passado funcionava, embora, não fosse o ideal.
     A criança de sete anos de idade da atualidade tem mais informação na memória do que um ser humano de setenta anos há um ou dois séculos.
     As teorias educacionais e psicológicas do passado quase não funcionam, porque, os professores falam, esforçam-se, mas os alunos estão agitados, inquietos, desconcentrados e viajando no tempo.
(Resumo/Adaptação)
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes"
Augusto Cury
[Augusto Jorge Cury é médico psiquiatrapsicoterapeuta e escritor. Desenvolveu a teoria da inteligência multifocal, sobre o funcionamento da mente e o processo de construção do pensamento. Dentre suas obras podemos destacar: “Pais brilhantes, professores fascinantes”, “Filhos brilhantes, alunos fascinantes” e Inteligência multifocal”, como leituras importantes para os pais e educadores de modo geral.]

Um comentário:

  1. nossa realmente me identifiquei e acredito ser um dos que infelismente se encaixa neste perfil ...tem dias em que torna-se dificil apenas ir para cama e dormir sem que os pensamnetos se vão ...a concentraÇão torna-se realmente bem mais lenta e demorada , a ansciedade aumenta , sem que vc queira vc esta la pensando sem mpara no dia de amanhã e o estress diario que parece estar te esperando de braÇos abertos para a primeira crise rsrsrsr , mas tenho notado que com a pratica de esportes nataÇão musculaÇão ou até mesmo a mudanÇa de rotina apresenta uma boa melhora ...

    ResponderExcluir