sexta-feira, 4 de maio de 2012

SUGESTÕES PARA ALFABETIZAÇÃO

Com o objetivo de trabalhar a fixação da letras do alfabeto, das vogais e dos nomes dos alunos, fiz essas atividades com um material simples e bem fácil de produzir. Com tampinhas de garrafas, que as crianças trouxeram, etiquetas redondas e caneta hidrocor para escrever as letras.


Com o JOGO DO NOME, trabalhei as letras dos nomes, as vogais, as consoantes, as quantidades de letras, qual nome tem mais letras, qual tem menos letras e os nomes que têm as mesmas quantidades de letras. Além de também poder mostrar à criança outras palavras ou nomes que podem ser escritos com as letras do seu nome.


Outra sugestão é escrever sílabas nas etiquetas, para trabalhar a formação de palavras. 
Depois, as ideias vão surgindo. Pode-se trabalhar o número de sílabas de cada palavra, formar outras palavras a partir de uma palavra-chave.  As palavras formadas podem ser escritas no caderno e desenhadas também. As sílabas podem ser incluídas conforme sejam trabalhadas. 
Eu sempre preferi alfabetizar primeiro usando somente as sílabas com A e com O porque as crianças aprendem mais facilmente. Depois que eles já se sentem confiantes e já leem algumas palavras, é mais fácil trabalhar com as outras vogais.


O Jogo da memória  foi feito primeiro com as vogais e depois com o alfabeto inteiro. As crianças adoram e ajuda muito a fixar as letras. Depois, as letras são colocadas em ordem alfabética. 
Várias atividades podem ser trabalhadas a partir destas ideias.
Usem a criatividade!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário