segunda-feira, 9 de abril de 2012

TRABALHANDO COM VÍDEO: BEE MOVIE

BEE MOVIE conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e está desiludida com a perspectiva de ter apenas uma escolha de carreira: fabricar mel. Um certo dia, Barry consegue sair da colméia e sua vida é salva por uma mulher, Vanessa, florista da cidade de Nova York.
À medida que o relacionamento entre os dois floresce, Barry passa a observar o mundo dos humanos e descobre que as pessoas consomem mel...


A partir do filme, os alunos produziram desenhos para ilustrar a vida das abelhas e das pessoas da cidade.
Também fizemos uma reflexão sobre a preservação das espécies, no caso, das abelhas. Mostrando a eles a importância delas para a natureza. Fizemos um estudo sobre as habilidades e características das abelhas também.
As abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para a polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas flores, carregam junto ao corpo o pólen, e levam esse pólen para outras flores, tornando possível a reprodução das mais variadas plantas. As abelhas se alimentam do néctar das flores, que sugam com sua língua.
As abelhas produzem a geleia real, a própolis e o mel, dentro da colméia, para servir como alimento. Cada abelha produz, em média, cinco gramas de mel por dia.
O mel é utilizado pelos homens desde a antiguidade, e era o único alimento doce utilizado antes da produção de açucares. Atualmente, existem criações de abelha, para produzir o mel em grande escala. A criação de abelhas é chamada de apicultura.
O corpo de uma abelha possui três partes: a cabeça, o tórax e o abdômen. Dependendo da espécie, a abelha pode ou não ter ferrão. As abelhas que possuem ferrão só picam quando se sentem ameaçadas.
As diversas espécies de abelha podem viver de maneiras diferentes. Podem ser sociais, solitárias e parasitas. Essas espécies vivem agrupadas em colmeias, que chegam a comportar até 60 mil abelhas. As abelhas são um exemplo de organização e são extremamente trabalhadoras. Cada colmeia se organiza da seguinte forma:
Abelha rainha , Zangão  e Abelhas operárias.


Abaixo, um vídeo com  os desenhos produzidos pelos alunos da minha turma do 3º ano na E.M. Mozart Lago.









2 comentários:

  1. Olá Paty, estou passando por aqui para dar os parabéns pelo seu trabalho. Sei o quanto é gratificante ter nosso trabalho reconhecido... Vi a postagem no Rioeduca...muito bom o seu trabalho. Quero deixar aqui o meu abraço e os votos de uma semana de muita Paz e Luz! Parabéns!!
    Estou seguindo o seu blog, para ficar por dentro das novidades.
    Maria Delfina Rodrigues
    http://ler-com-prazer.blogspot.com
    http://escola-lais-netto-dos-reis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Maria Delfina. Também adorei o seu blog. Já estou seguindo.

      Excluir