terça-feira, 24 de abril de 2012

DIA DO PLANETA TERRA

O Dia Internacional do Planeta Terra é comemorado 
no dia 22 de abril desde 1970.
EU AMO, EU CUIDO. E VOCÊ?

VISITANDO O SALÃO DO LIVRO

Ontem, dia 23/04, aproveitei o dia em casa para visitar o Salão do Livro com a minha família por acreditar que  é muito importante incentivar o hábito da leitura nos meus filhos. Foi bem divertido, eles ouviram histórias nas oficinas de leitura, desenharam  e leram alguns livrinhos. Também escolheram os livros que eles quiseram comprar.


Momento de leitura.


Meus filhotes
O livro gigante é muito legal.
 Esse é o stande de exposição da SME com os trabalhos das escolas da Prefeitura..
 Amei este trabalho com a história do Ziraldo.

 Os trabalhos estavam lindos e bem diferentes.

Incentivar a leitura é essencial.

terça-feira, 17 de abril de 2012

EDUCRIANDO COM A PROFESSORA PATRICIA TAVARES

No dia 10 de abril o porta  do RIOEDUCA fez uma postagem sobre o meu blog e eu fiquei muito feliz. Foi um presente no momento certo que me motivou a continuar o meu trabalho, seguindo meu caminho.
Abaixo o link para ler a postagem completa no site e as fotos que ficaram ótimas.

LEIA A POSTAGEM COMPLETA AQUI



sábado, 14 de abril de 2012

TR@NSFORM@ 5@ CRE

Este é o novo projeto da Informática da 5ª CRE- TR@NSFORM@ 5@ , que visa incentivar os professores da rede municipal a utilizarem as plataformas da EDUCOPÉDIA e do PÉ DE VENTO para dinamizar suas aulas. A maioria das escolas já estão com equipamentos disponíveis para o uso da internet na sala de aula, então, basta que estes professores sejam motivados para isso.
O lançamento do projeto foi no dia 11/04/12 no auditório da CRE e eu estava lá.
Adorei e acredito que esse é o caminho. Capacitação para a Ação.


Aguardem mais novidades por aí....

LEIA MAIS SOBRE O PROJETO AQUI

14º SALÃO DO LIVRO

O 14º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens será realizado de 18 a 29 de abril de 2012, no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, região central do Rio. 
Como já é tradicional no evento, vários bate-papos com escritores e ilustradores serão realizados, além dos seminários que acontecem no auditório local, além da Biblioteca para Bebês e também a realização do Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil.
O Centro de Convenções SulAmérica receberá 72 estandes, que poderão ser visitados diariamente, das 8h30 às 18h, e sábado e domingo, das 10h às 20h. Muitas atividades acontecem simultaneamente dentro do Salão: leitura de histórias, lançamentos, bate-papo com autores e performance de ilustradores. Além disso, cada criança e jovem visitante, como já é tradição, ganha um livro na saída.
Outras informações através do telefone (21) 2262-9130  ,
 via site www.fnlij.org.br ou via e-mail: informacao@fnlij.org.br
SERVIÇO 
Evento: 14º Salão do Livro para Crianças e Adolescentes
Tipo: Aberto ao público
Data: 19 a 29 de Abril de 2012
Local: Centro de Convenções SulAmérica 
Av. Paulo de Frontin, 1
Cidade Nova | Rio de Janeiro | RJ 
            (21) 3293-6700      


NÃO PERCAM! LEVEM SEUS FILHOS.
EU ESTAREI LÁ COM CERTEZA.

EDUCOPÉDIA

Pensando em motivar os alunos do 3º ano com um aprender "diferente" e com isso incentivá-los a usar a plataforma também em casa, iniciei o uso da EDUCOPÉDIA na sala de aula. Também fazemos uso do PÉ DE VENTO que, embora seja voltado para o uso no 3º ano, faz muito sucesso por aqui pelo conteúdo dinâmico e pela interatividade que proporciona aos alunos. Ele adoram.
Confiram algumas fotos dos alunos praticando nas atividades da plataforma. 








Assistindo ao PÉ DE VENTO.


Fotos tiradas pela minha aluna. Até que fiquei bem.

Aguardem mais novidades por aí....

segunda-feira, 9 de abril de 2012

TRABALHANDO COM VÍDEO: BEE MOVIE

BEE MOVIE conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e está desiludida com a perspectiva de ter apenas uma escolha de carreira: fabricar mel. Um certo dia, Barry consegue sair da colméia e sua vida é salva por uma mulher, Vanessa, florista da cidade de Nova York.
À medida que o relacionamento entre os dois floresce, Barry passa a observar o mundo dos humanos e descobre que as pessoas consomem mel...


A partir do filme, os alunos produziram desenhos para ilustrar a vida das abelhas e das pessoas da cidade.
Também fizemos uma reflexão sobre a preservação das espécies, no caso, das abelhas. Mostrando a eles a importância delas para a natureza. Fizemos um estudo sobre as habilidades e características das abelhas também.
As abelhas realizam um importante trabalho. Elas colaboram para a polinização das plantas, pois ao se alimentarem nas flores, carregam junto ao corpo o pólen, e levam esse pólen para outras flores, tornando possível a reprodução das mais variadas plantas. As abelhas se alimentam do néctar das flores, que sugam com sua língua.
As abelhas produzem a geleia real, a própolis e o mel, dentro da colméia, para servir como alimento. Cada abelha produz, em média, cinco gramas de mel por dia.
O mel é utilizado pelos homens desde a antiguidade, e era o único alimento doce utilizado antes da produção de açucares. Atualmente, existem criações de abelha, para produzir o mel em grande escala. A criação de abelhas é chamada de apicultura.
O corpo de uma abelha possui três partes: a cabeça, o tórax e o abdômen. Dependendo da espécie, a abelha pode ou não ter ferrão. As abelhas que possuem ferrão só picam quando se sentem ameaçadas.
As diversas espécies de abelha podem viver de maneiras diferentes. Podem ser sociais, solitárias e parasitas. Essas espécies vivem agrupadas em colmeias, que chegam a comportar até 60 mil abelhas. As abelhas são um exemplo de organização e são extremamente trabalhadoras. Cada colmeia se organiza da seguinte forma:
Abelha rainha , Zangão  e Abelhas operárias.


Abaixo, um vídeo com  os desenhos produzidos pelos alunos da minha turma do 3º ano na E.M. Mozart Lago.









FELIZ PÁSCOA


quarta-feira, 4 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA

Hoje fizemos nossa comemoração de Páscoa na sala de aula, foi bem divertida. Assistimos ao vídeo do "SHREK", que eles escolheram. Depois brincamos de adivinhar músicas e no final,  um Chocolate Oculto diferente e divertido.
Ao invés de fazer o sorteio tradicional dos nomes, resolvi inovar. Escrevi os nomes dos alunos e coloquei dentro das bolas de encher. Cada um escolhia uma bola, dado o sinal, tinham que  encher as bolas até estourar para descobrir o seu amigo sorteado. Depois, tinham que ler o nome do amigo e entregar o prêmio, que foi uma barra de chocolate. Eles adoraram e foi uma farra boa.







Turma do 3º ano-1302



Assistindo ao vídeo e desenhando.


LEMBRANÇA PARA A PÁSCOA

Resolvi aproveitar uma ideia bem prática de lembrança para festa e adaptar para a páscoa. Com desenhos dos coelhos pintados pelas crianças, fiz a decoração da tampa das marmitinhas e ficaram ótimas, bem originais porque cada uma tinha um desenho diferente. Abaixo, um breve passo a passo do trabalho.





Primeiro recorte cartolina colorida no molde da tampa da marmitinha, 
aproveite a própria tampa para riscar.

Cole a cartolina recortada na tampa, usando cola de isopor.


Esses foram os desenhos pintados pelas crianças, como era maior que a tampa, cortei só a parte do rosto.
Pode ser utilizado qualquer desenho, de qualquer tema.




 
 Recorte e cole na tampa, também com cola de isopor, que não enruga o desenho.





 Decore com apliques em E.V.A, nesse caso usei estrelas e flores. 
Se não tiver este cortador, você poderá comprar os apliques que quiser e decorar da melhor maneira.




Pronto...

Coloque as guloseimas nas embalagens e feche com a tampa.


 Tudo pronto.Ficaram lindas.

Depois é só embrulhar para dar aquele charme.

Uma outra ideia é utilizar aplique feito com E.V.A e decorar como quiser. 
É uma ótima sugestão para presentear os amigos sem gastar muito.